Saúde e natureza

O nosso cabelos, unhas e pele reflectem nossa saúde. Quando
nos alimentamos de uma forma inadequada a nossa saúde é
prejudicada, por isso uma alimentação saudável é a fonte da saúde e da juventude, ou pelo menos o retardamento da velhice.
A felicidade também está ligada à saúde. Não é raro observarmos que uma pessoa mal humorada e infeliz, normalmente está com algum problema de saúde, podendo ser do estômago,
intestinos, dores de cabeça, problemas de pele, etc... Esta pesquisa pretende encontrar soluções na natureza para problemas de saúde, assim como promover e conhecer os benefícios de plantas e outros produtos e receitas naturais.

sábado, 28 de março de 2009

Manter as mãos macias e suaves

Para ter umas mãos hidratadas constantemente, pode usar um truque muito simples. Basta todas as noites, antes de deitar, espalhar um creme hidratante (de aloé vera, preferencialmente, ou até com a própria goma das folhas da planta) nas mãos e calçar umas luvas macias e justas (lã ou algodão) que permitam a pele respirar, e fixar o creme para actuar durante a noite. É um truque bastante fácil, mas com efeitos perfeitamente visíveis e eficazes.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Como combater o acne

Acne é a mais comum das desordens cutâneas. Afecta milhões, causa trauma para tanto a pele como para a auto-estima, e não há cura para a acne. No entanto, existem centenas de produtos, medicamentos, cosméticos e de procedimentos que podem ajudar a cicatrizar acne. Antes de recorrer a medidas drásticas, como o laser, tratamentos agressivos ou cirurgias, poderiam tentar uma abordagem natural. Pequenas mudanças estilo de vida podem ter muito impacto incidência na gravidade do acne.

Hábitos alimentares

O efeito da dieta sobre o acne tem sido fonte de debate ao longo dos séculos. Apesar de chocolate, batatas fritas, refrigerantes e outros conhecidos "inimigos" alimentares poderem, por si só, causar acne, uma dieta pouco saudável tem um impacto global sobre o estado do corpo, logo, também incluindo a pele.
A primeira mudança nos hábitos alimentares deve ser a quantidade de água ingerida ao longo do dia. Beber entre 1,5 litros e 2 litros por dia irá ajudar o corpo a "lavar" as toxinas e irá ajudar a hidratar, equilibrar e regular todos os sistemas do corpo. Assim como comer alimentos com muita água, como a fruta e legumes, ao longo do dia, terá um bom efeito no organismo. Adicionando fibras na sua dieta também irá limpar o aparelho digestivo, o que terá um impacto directo sobre a pele. Alimentos transformados ou alimentos gordurosos, cafeína, açúcares, farinhas brancas podem causar acumulação nos intestinos e cólon. Quando estes sistemas estão sujos ou entupidos, os poros da pele também irão ficar obstruídos, causando acne. Evitar açúcar, refrigerantes, pizzas, massas, pão branco, e produtos de pastelaria terá também um impacto visivelmente na tez, por serem alimentos que provocam um aumento de produção de insulina, ao actuarem ao nível hormonal. Uma dieta tratamento contra o acne inclui não só a manutenção de uma dieta saudável, mas também um estilo de vida saudável. Lidar com o stress, evitar o sol, muito descanso, e uma vida activa são todos parte de um estilo de vida saudável. Lembre-se que um desiquilíbrio no interior do corpo, quer fisicamente, emocionalmente, ou espiritualmente, reflectir-se-á sobre o exterior do corpo.

Pequenos hábitos diários

-Usar um esfoliante delicado na pele diáriamente, ou mesmo lavar a cara todas as noites simplesmente com sabão. A boa higiene, é sempre uma primeira arma contra agentes nocivos, quer a proteger, quer a combater.
-O óleo da árvore do chá mata as bactérias e combate as inflamações, logo combate o acne. Este óleo pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.
-A acupunctura é usada por alguns para aliviar desequilíbrios hormonais no corpo. Já foi referido que algumas das causas do acne estão ao nível hormonal, daí, segundo alguns, tratamentos de acupuntura podem ajudar este problema.
-Espalhar todos os dias a goma de uma folha de aloé vera na cara. (Esta planta miraculosa terá um artigo especial sobre os seus ínumeros benefícios a nível interno e externo). Os benefícios deste cacto são ínumeros, e combater o acne é um deles. Se espalhar na cara, todos os dias, o liquido que está dentro das folhas carnudas do cacto, verá os resultados em pouco tempo. Hoje já é fácil encontrar estas plantas, e tendo uma em casa será como ter um estojo de beleza e um estojo de primeiros socorros num vaso bonito. Os melhores aloés vera para ter em casa (existem centenas de tipos) são os aloé vera tigrado, ou aloé barbadensis. São os mais comuns em casas de plantas.
-O uso excessivo de maquilhagem além de outros malefícios a longo prazo na pele, também podem causar acne.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Benefícios do mel

Nem todos os açucares fazem mal ao organismo. Só alguns, especialmente os refinados, produzem efeitos desastrosos ao organismo.

Afinal, os produtos naturais, como açúcar mascavado, e o mel, além de saborosos são especiais, porque são poderosos aliados naturais da nossa saúde.

Hoje, iremos falar especialmente do mel que, com sua cor dourada, é como ouro para o nosso organismo. Na sua composição existem proporções equilibradas de proteínas e aminoácidos, enzimas, vitaminas (BI, B2, B3, B5,B6, E, K, Ae C).

Tudo isso sem falar nos sais minerais, substâncias muito importantes para o bom funcionamento do corpo.
Só para se ter uma idéia, no mel existem ainda: potássio, ferro, cobre, manganês, silício, cloro, cálcio, lítio, fósforo, alumínio, magnésio, enxofre e iodo.

Estudos mostram que o mel é um bom auxiliar no tratamento de doenças do coração, problemas pulmonares, de visão e até em tratamento de anemias.
Também contém um alto teor de fibras solúveis, funciona como regulador intestinal e facilitador da digestão.
Devido às suas propriedades antimicrobianas e anti-sépticas, também é muito utilizado para prevenir infecções e ajudar na cicatrização de feridas, aplicado directamente na infecção ou ferida, assim como ingerido. Além disso, o mel possui oligo-minerais (como selênio, manganês, zinco, crómio, alumínio) que contribuem para o bom funcionamento do nosso metabolismo.
É considerado também uma importante fonte de energia. A frutose presente no mel é guardada no fígado na forma de glicogênio para ser utilizada quando o organismo precisar.

Mas as propriedades e novidades não param por aí, tudo porque o mel é, ainda hoje, um dos poucos alimentos de reconhecida acção bactericida, não provoca cáries, sendo largamente empregado em inúmeros produtos farmacêuticos e medicinais.

Daí hoje se verem, não só produtos alimentares com mel, mas também produtos de beleza, pelas suas propriedades como acção bactericida, anti-séptica, cicatrizante e também revigorante. As suas propriedades adstringentes, suavizantes e antioxidantes tornaram o mel um grande sucesso em shampoos, condicionadores, sabonetes, máscaras para o rosto e muitos outros produtos. Pode ser um óptimo tratamento de pele mesmo usado no seu estado normal.

Por isso, e sempre com moderação (tudo deve ser feito com moderação), o uso do mel, além de nos dar o prazer do seu sabor agradável, também nos faz bem à saúde e à beleza.

referências: www.aservasmedicinais.com; http://pt.shvoong.com/medicine-and-health


segunda-feira, 16 de março de 2009

Ganhar peso de uma forma saudável

São muitos os que reclamam do excesso de peso e fazem dietas e exercícios para conseguirem emagrecer e manterem o peso desejado. Porém, é também expressivo o número de pessoas extremamente magras e que sonham em ganhar peso. O facto de se ser excessivamente magro, pode ser tão grave quanto a obesidade, trazendo complicações à saúde e ao bem-estar em geral.O problema da magreza, quando excessiva, pode ser tão grave quanto a obesidade, trazendo complicações à saúde e comprometendo a estética corporal. No caso de querer ganhar peso e massa muscular, alguns factores metabólicos também podem estar envolvidos, dificultando o ganho de peso. Factores hereditários, hábitos alimentares desenvolvidos desde a primeira infância, são também condicionantes do processo de ganho de peso ou de músculos, variando de acordo com o tipo de alimentação que faz. Desta forma, uma estratégia para ganhar peso é fazer uma dieta rica em calorias, ou seja hipercalórica. Contudo, é importante procurar não ingerir produtos ricos em calorias, mas com pouco valor nutritivo. O indicado é seguir uma dieta que, ao mesmo tempo que é hipercalórica, também fornece os nutrientes essenciais, vitaminas e sais minerais. Aumentar simplesmente a quantidade de alimentos que ingere, ou ingerir mais massas, doces e gorduras, não é o melhor caminho para ganhar peso saudavelmente. O consumo exagerado de gorduras e de hidratos de carbono pode ser perigoso, podendo elevar os níveis de gordura do sangue e predispor a problemas cárdio-vasculares.



Hábitos aconselhados:

  • Comer pequenas refeições frequentemente.
  • Incluir na dieta alimentos ricos em calorias.
  • Leite e iogurtes são muito importantes no fornecimento de cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos.
  • Comer alimentos ricos em vitaminas D (óleo de fígado de bacalhau), vitaminas B6 (vegetais como os espinafres)
  • Cortar nos alimentos refinados que contêm farinha branca e açúcar.
  • Ter uma vida calma, relaxada, activa e muito saudável…
Alguns truques:


Batido de banana

Beber um batido de banana é uma forma muito eficaz de ganhar peso rapidamente.

Comer banana várias vezes ao dia

A banana é um fruto com propriedades únicas, que fazem com que o nosso corpo aumente de peso com mais facilidade. Coma bananas três vezes por dia, de seguida beba um copo de leite.

Combinar frutos com leite

A fruta fornece açúcares saudáveis ao nosso organismo, enquanto o leite é uma excelente fonte de proteínas.

Leite quente com mel

Além de ser uma receita caseira para dores de garganta e constipações em geral, também ajuda na sua missão de engordar saudavelmente.

Comer frutos secos

Comer passas e outros frutos secos (como figos) é também uma boa forma de aumentar de peso.

Os Benefícios do Alho

Não restam dúvidas acerca dos inúmeros benefícios do alho - é um antibiótico natural, que combate muitas infecções, baixa o colesterol, protege o coração e favorece a circulação. A cebola tem também muitas destas qualidades, mas é menos eficaz.
O alho é um vegetal da família liliacerae, encontrada na forma de raiz. Apresenta um bulbo, constítuido por vários dentes. É muito apreciado na culinária na forma cru ou cozido para dar sabor aos alimentos.
Sabe-se que o alho contém vitamina B 1, B 2 ,C , provitamina A, selênio e zinco, além de vários antibióticos naturais, agentes anticoagulantes e substâncias que controlam o colesterol.


O alho é originário da Ásia Central, e desde 1500 suas propriedades medicinais já eram conhecidas em diversos países.
Na antiga China e na Índia, era utilizado para diminuir a coagulação sanguínea, e no Egito e na Grécia era considerado afrodisíaco. No século XIX Luis Pasteur, grande químico francês, demonstrou as propriedades anti-sépticas do alho. Já antes, Nicholas Culpeper, ervanário do século XVII, referia que "o alho é remédio para todos os males e maleitas. Afasta e cura qualquer peste, ferida ou úlcera, apaga marcas e manchas da pele, acalma a dor de ouvidos. Também é bom para a icterícia, cãibras, convulsões e hemorróidas."
Nos últimos anos os cientistas começaram a estudá-lo mais intensamente.

O alho não é menos considerado nos dias de hoje. Tomado regularmente, cria no sistema imunitário uma grande resistência à infecção. Por ser antivírico, bactericida, anti-séptico e antibiótico, deveria integrar sempre a nossa alimentação, pelo menos quando nos sentimos em baixo de forma. Tomado em quantidade, por exemplo no início de uma constipação, pode ajudar a evitar o seu desenvolvimento. É um depurador poderoso e contém uma dose elevada de vitamina C, além de selénio, mineral antioxidante.
Para além de ter estes poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres, o alho elimina eficazmente do organismo algumas das toxinas mais nocivas. Uma vez que tanto os radicais livres como as toxinas contribuem para o aparecimento de cancro, o alho é um poderoso aliado da nossa saúde.

Depurar e tonificar

As propriedades depuradoras do alho são extraordinárias. É uma antiga mezinha para os parasitas do estômago e intestinos, sendo ainda recomendado, tal como a cebola, para o alívio de perturbações respiratórias. Tem acção descongestionante em caso de catarro, bronquite e asma, e também purifica e tonifica o fígado de forma invulgarmente eficaz.
O alho é ainda conhecido pelo bem que faz ao coração e à circulação. Consegue combater a hipertensão arterial - contém alicina, substância que dilata os vasos sanguíneos e reduz a formação de coágulos -, assim como o colesterol. Torna o sangue menos espesso, ajudando a melhorar a circulação e a prevenir a doença coronária. Ao ser eliminada através dos pulmões, intestinos, pele e aparelho urinário, a alicina vai eliminando as toxinas de todos estes órgãos.
O enxofre que o alho contém parece ajudar a eliminar as toxinas do fígado e a inibir o aparecimento de tumores.

Benefícios

* Combate as constipações e infecções virais;

* Actua como antibiótico natural;

* Ajuda a melhorar a circulação;

* Reduz os níveis de colesterol;

* Tonifica e limpa o fígado;

* Contribui para a excreção de parasitas;

* Reforça o sistema imunitário;

A quantidade de alho a ser consumida para se obter algum benefício à saúde ainda não foi determinada. Alguns médicos alemães receitam 4 gramas, ou o equivalente a 2 dentes, diariamente, para tratar da hipertensão ou do colesterol elevado.

Apesar de diversos estudos mostrarem os benefícios do alho à saúde e de ser uma especiaria muito atractiva, se utilizado em doses muito elevadas, pode produzir dor de cabeça, dor no estômago, nos rins, cólicas, vómitos. diarreias e tonturas.
Portanto, o uso do alho com moderação, é um factor importante para que ele seja benéfico.

referências - www.sitemedico.com.br; www.seleccoes.pt; www.findyourself.com.br

domingo, 15 de março de 2009

Colesterol - armas naturais

Nutrientes que ajudam a combater - Vitamina C, vitamina E, e cálcio.

Como lidar com alguns alimentos:

Gordura - principalmente as saturadas, as polinsaturadas até podem ajudar a reduzir o colesterol no sangue. Exemplo de alimentos com gorduras saturadas são a carne, o queijo, manteiga, óleos alimentares, etc, pelo que devem ser usados com muita moderação ou substituídos por peixe, carne branca, lacticínios magros, e polinsaturados como os óleos de milho,de girassol, e especialmente azeite, soja e açafrão, são outros polinsaturados que podem ser utilizados na alimentação para combater o colesterol.

Ovos - Não é necessário cortar os ovos da dieta, se não comer mais do que três ovos por semana, não está a prejudicar a sua saúde. E, como apenas a gema tem colesterol, das claras podemos abusar à vontade, o que quer dizer, por exemplo, que podemos fazer uma omelete com um ovo e várias claras, ficando com uma omelete maior sem aumentar o nível de colesterol.

Feijões - Pode abusar. Os feijões e outros legumes contêm, pectina, que rodeia o colesterol, acompanhando-o até fora do corpo, antes que cause problemas. Isto aplica-se a todos os tipos de feijão.

Fruta - Coma o máximo possível. Também contêm pectina, daí os benefícios atrás referidos. Convém comer várias frutas diferentes ao longo do dia, porque as caracteristicas gerais variam de fruta para fruta. Uma peça de fruta de manhã, outra ao almoço, e outra ao jantar, é o mínimo aconselhavel a uma dieta equilibrada.

Aveia - Os conhecidos "flocos de aveia" e as "papas de aveia", o farelo de aveia cozinhado como cereal ou dissolvido na sopa, por exemplo, ajudam a baixar o colesterol de uma forma significativa.

Milho - No formato de broa ou pão, ou em farelo, usado como o farelo de aveia, diminuem igualmente os niveis de colesterol.

Cenouras - Também contêm pectina, daí serem uma optima ajuda com este incómodo. Segundo alguns estudos, bastam duas cenouras por dia, para, ao fim de algumas semanas, o colesterol ter baixado até 20%. As couves, os bróculos e as cebolas contêm igualmente o ingrediente responsável pelo êxito das cenouras (pectato de sódio), por isso, produzem efeitos semelhantes.

Alho - Apesar do não ser muito agradável, comer um alho CRU todos os dias consegue produzir um efeito enorme ao nível do colesterol (assim como em muitas outras coisas, por isso o alho vai ser o assunto de um dos meus próximos artigos). Mas atenção, deve ser ingerido cru, ou no máximo, cozido.

Café - O ideal é cortar mesmo no café. Mas para quem não consegue viver sem beber café deve preferir o café de filtro ao de máquina, é substancialmente menos prejudicial.

Chá - O chá contém tanino, que é uma substância que ajuda a baixar o colestrol (foi já referido no artigo acerca dos beneficios do chá).

Cevada - Pelos seus componentes químicos a cevada pode ter o mesmo potencial de diminuição do colestrol da aveia, ou até, segundo alguns estudos, com efeitos ainda mais visíveis.

Farelo de arroz - Assim como o farelo de aveia, pode reduzir o colestrol. (O seu uso e demais benefícios também serão abordados em breve).

Carvão vegetal activado - Minociosamente moída, esta substância, que normalmente é tomada para aliviar os gases, agarra-se às moléculas de colesterol no corpo e acompanha-as até ao exterior. Segundo alguns, sete gramas desta substância, três vezes por dia, durante quatro semanas, pode reduzir até 40% os níveis de colesterol.

Outras armas naturais no combate ao colesterol:

Controle o seu peso - Peso excessivo é normalmente sinónimo de elevados níveis de colesterol, daí dever controlá-lo. Uma dieta equilibrada deve ser composta por dois terços de fruta, legumes, cereais, e cevada integral. Apenas um terço das calorias deve vir de carne ou productos lácteos, normalmente ricos em gorduras e calorias.

Faça exercício - O exercício físico ajuda a libertar gorduras, logo também ajuda a reduzir o colesterol. Além de que, assim como fazer massagens, ou Yoga, ajuda o metabolismo do corpo a funcionar melhor, logo, também a lidar melhor com o excesso de colesterol.

Não fume -Já se perderam as contas aos estudos sobre os malefícios dos cigarros. O ideal é mesmo não fumar. Ou pelo menos fumar o mínimo adequado ao seu peso, um cigarro por cada 10 Kgs (por exemplo, uma pessoa, saudável claro, com 70 Kgs, pode fumar 7 cigarros por dia que o metabolismos consegue "limpar" as suas tóxinas com as suas armas naturais. Isto não se verifiva para pessoas com excesso de peso, porque isso por si já é sinal de problemas (potenciais ou reais) de saúde.

E por fim... relaxe, simplesmente - Basta o simples acto de relaxar para baixar os níveis de colesterol. Segundo um estudo realizado em New Hampshire, por uma enfermeira clínica especializada (Margaret A. Carson), os doentes cardíacos que ouviam música de relaxamento várias vezes ao dia, baixavam os níveis de colesterol bastante mais do que os pacientes que apenas liam para se distrair. Por isso, não se esqueça de ouvir música que faça relaxar, também assim está a ajudar o seu corpo a lutar contra o colesterol.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Benefícios do propólis

Propolis – O antibiótico da mãe natureza

O Propolis é uma substância produzida pelas abelhas, a partir de substâncias de origem resinosa que estas colhem do pólen e das árvores, sendo posteriormente misturadas com secreções da própria abelha. Desta mistura, resulta uma substância rica em aminoácidos, vitaminas e bioflavonóides com um poderoso efeito antioxidante e uma acção anti-bacteriana/antibiótica.
É usado para vedar e isolar a colmeia do frio, embalsamar insectos ou outras abelhas intrusas. A sua propriedade mais interessante, proveniente da sua resina, reside no facto de eliminar todos os microorganismos e outros agentes infecciosos que entrem em contacto com a colmeia, mantendo os favos em condições de assepsia.
Desde há aproximadamente 2000 anos, que vários povos se aperceberam dos benefícios do Propolis, canalizando-os no sentido de melhorar a sua própria saúde.
Recentemente, estudos mais profundos e credíveis, têm confirmado os seus benefícios, que passamos a citar:

Acção anti-bacteriana, anti-fúngica e anti-viral
Vários trabalhos realizados com o Propolis confirmam a sua poderosa acção anti-bacteriana, sendo por isso que este é designado por antibiótico natural, chegando mesmo a ser baptizado por investigadores Russos de penicilina.

A grande vantagem do Propolis em relação aos antibióticos comuns, é que este, ao contrário dos ditos antibióticos, actua somente destruindo as bactérias nocivas, preservando as benéficas, como é o caso das bactérias da flora intestinal. Por outro lado, os trabalhos publicados, indicam que as bactérias não criam resistência ao Propolis, como acontece com os antibióticos sintéticos, impedindo que estas se tornem ainda mais nociva, perigosas e resistentes ao antibiótico.

É muito eficaz no combate, de bactérias como a Salmonella e Helicobacter pylori entre outras. A sua acção estende-se ainda a fungos como a Candida albicans e vírus como o do herpes e de gripe; daí, a sua maior utilização nas épocas mais frias como meio preventivo do aparecimento de gripes, constipações, pneumonias, resfriados e afecções do aparelho respiratório.
Função imunoestimulante
Vários trabalhos revelam a acção do Propolis no que concerne ao fortalecimento do sistema de defesa do nosso organismo - o sistema imunitário. Para além do seu efeito anti-microbiano, o facto de estimular as células imunitárias, torna o Propolis um potente agente anti-infeccioso.
Combate os radicais livres
Os radicais livres são compostos altamente agressivos e muito prejudicais ao organismo humano. A melhor forma de combatê-los, é através da acção dos antioxidantes. O Propolis possui uma acção antioxidante, preservando a acção da vitamina C - um potente antioxidante anti-envelhecimento.
Benefícios no tracto respiratório
A utilização do Propolis mostrou ter uma acção benéfica como coadjuvante no tratamento das afecções da boca e do tracto respiratório superior no caso das gripes, constipações, asma, bronquites, amigdalites, rinites, faringites, catarro e excesso de expectoração.
Função cicatrizante e regeneradora dos tecidos
Devido à sua capacidade de cicatrização e regeneração dos tecidos, o Propolis mostra-se eficaz no tratamento de dermatites, feridas, úlceras varicosas e queimaduras.
Alívio de dores, na boca e oro-faringe
A sua função anestésica a nível bocal, fazem do Propolis um excelente suplemento no combate a afecções dentárias, amigdalites, dores de garganta, dores de dentes, entre outras.
Outros benefícios
Para além deste variado leque de acções, o Propolis é ainda usado como coadjuvante no tratamento de úlceras gástricas, infecções intestinais, infecções urinárias e inchaços.


Revista EcoNews Nº 7

terça-feira, 10 de março de 2009

25 curas (pouco conhecidas) do chá verde

1. Cancro

O chá verde ajuda a reduzir o risco de cancro. O antioxidante no chá verde é 100 vezes mais efectivo que a vitamina C e 25 vezes melhor que a vitamina E. Este ajuda o corpo a proteger as suas células dos danos que se associam ao cancro.

2. Enfermidades Cardíacas

O chá verde ajuda a prevenir enfermidades do coração e derrames cerebrais ao reduzir o nível de colesterol. Mesmo depois de um ataque de coração, previne a morte das células e acelera a sua recuperação.

3. Anti envelhecimento

O chá verde contém antioxidantes conhecidos como polifenóis que atacam os radicais livres. O que significa que ajuda a combater os efeitos do envelhecimento e promove a longevidade.

4. Perda de peso

O chá verde ajuda a que o corpo perca peso. Queima a gordura e é um estimulante natural do metabolismo. Pode ajudar a queimar até 70 calorías por día, o que se traduz em 3.17 kg por ano.

5. A Pele

O antioxidante do chá verde protege a pele dos efeitos nefastos dos radicais livres, que são os causadores das rugas e o envelhecimento da pele. O chá verde também ajuda na luta contra o cancro da pele.

6. Artrites

O chá verde ajuda a prevenir e a reduzir o risco de artrite reumatóide. Tem um grande benefício para a saúde, protege as cartilagens bloqueando as enzimas que as destroem.

7. Ossos

A chave é o seu alto conteúdo de flúor que ajuda a manter os ossos fortes. Ao beber chá verde, em cada día, ajuda a preservar a densidade óssea.

8. Colestrol

O chá verde ajuda a reduzir o nível de colestrol.

9. Obesidade

O chá verde ajuda a prevenir a obesidade ao deter o movimento da glucose nas células gordas. Quem siga uma dieta sã, faça exercício regularmente e beba chá verde, é muito pouco provável que chegue a ser obeso.

10. Diabetes

O chá verde melhora o metabolismo em relação aos lípidos e à glucose, e previne os súbitos incrementos do nível do açúcar no sangue, equilibrando o metabolismo geral.

11. Alzheimer

O chá verde ajuda a fortalecer a memória. Enquanto não se conhece cura para a doença de Alzheimer, o chá verde ajuda a diminuir o processo de redução de acetilcolina no cérebro, que é o que provoca a doença.

12. Parkinson

Os antioxidantes no chá verde ajudam a prevenir o dano celular no cérebro, que é uma das causas da doença de Parkinson. Em quem toma chá verde regularmente é muito pouco provável que se desenvolva esta doença.

13. Enfermidades Hepáticas

O chá verde ajuda a prevenir as falhas de transplante de fígado em pessoas com disfunções hepáticas.

14. Alta Pressão sanguínea

O chá verde ajuda a prevenir a alta pressão sanguínea. Beber chá verde ajuda a reduzir a pressão sanguínea ao reprimir a angiotensina, que faz elevar a pressão sanguínea.

15. Envenenamento por alimentos

A catequina que se encontra no chá verde pode matar as bactérias que causam o envenenamento por alimentos e destrói as toxinas produzidas por estas bactérias.

16. Açúcar no Sangue

O açúcar no sangue tende a aumentar com a idade, mas os polifenóis e os polisacáridos no chá verde ajudam a reduzir o nível de açúcar no sangue.

17. Imunidade

Os polifenóis e flavonoides que se encontram no chá verde ajudam a estimular o sistema imunológico, fortalecendo a saúde na sua luta contra as infecções.

18. Gripe e Resfriados

O chá verde ajuda a evitar a gripe e os resfriados.
A vitamina C do chá verde ajuda ao tratamento do resfriado e da gripe comum.

19. Asma

A Teofilina do chá verde relaxa os músculos que suportam os brônquios, reduzindo a severidade da asma.

20. Infecções dos ouvidos

O chá verde é uma grande ajuda para combater o problema de infecções de ouvidos. Para uma limpeza natural dos ouvidos, empapar uma cotonete em chá verde e limpar o ouvido infectado.

21. Herpes

O chá verde incrementa a efectividade do tratamento dos interferons para a Herpes. Primeiro aplica-se uma compressa de chá verde e logo se deixa secar a pele antes de aplicar o tratamento de interferon.

22. Cáries

O chá verde destrói as bactérias e vírus que causam muitos dos problemas dentários. Também reduz o crescimento de bactérias que provocam o mau hálito.

23. Stress

A L-teanina, que é um tipo de aminoácido que se encontra no chá verde, pode ajudar a reduzir o stress e a ansiedade.

24. Alergias

O EGCG que se encontra no chá verde combate as alergias. Então, se existem alergias, deve considerar-se seriamente o beber chá verde com regularidade.

25. HIV

Os cientístas do Japão descobriram que o EGCC (Epigallocatechin Gallate) do chá verde pode ajudar a reduzir o ataque do VIH às células saudáveis do sistema imunológico. O que isto significa é que o chá verde pode ajudar a deter a expansão do HIV pelo resto do corpo.