Saúde e natureza

O nosso cabelos, unhas e pele reflectem nossa saúde. Quando
nos alimentamos de uma forma inadequada a nossa saúde é
prejudicada, por isso uma alimentação saudável é a fonte da saúde e da juventude, ou pelo menos o retardamento da velhice.
A felicidade também está ligada à saúde. Não é raro observarmos que uma pessoa mal humorada e infeliz, normalmente está com algum problema de saúde, podendo ser do estômago,
intestinos, dores de cabeça, problemas de pele, etc... Esta pesquisa pretende encontrar soluções na natureza para problemas de saúde, assim como promover e conhecer os benefícios de plantas e outros produtos e receitas naturais.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Gordura no fígado (acerca do fígado ainda vão ser feitos mais artigos)

O fígado é um órgão que "não de queixa" tanto como os outros, e quando está mal tratado pela ingestão abusiva de alimentos gordurosos pode ser atacado por uma doença muita perigosa conhecida como gordura no fígado, e sendo uma doença silenciosa, assintomática, logo, é perigosa e pode ser mesmo até fatal. O excesso de gordura no fígado, mesmo sem ingestão alcoólica, pode causar cirrose e, em alguns casos, até mesmo cancro do fígado.

A mera presença de gordura excessiva no fígado não é um problema grave. O problema são os distúrbios subjacentes acima referidos, entre outros.

Conheça duas maneiras de evitar gordura no fígado:

  • Diminuir a ingestão de álcool (o álcool pode diminuir a actividade do metabolismo e secreção de gordura, levando à situação de fígado gorduroso);
  • Vigiar a dieta (desnutrição e dieta pobre em proteínas podem resultar em excesso de gordura no fígado).

Tratamentos caseiros através de remédios naturais:

- A maioria dos casos de excesso de gordura no fígado deve-se a obesidade. A redução gradual de peso no decorrer do tempo, reduzirá o aumento de tamanho do fígado.
Cozinhe umas 4 cebolas em um litro de água e durante o dia vai tomando esse chá durante um período de tempo superior a 30 dias. É um óptimo purificador.

- Reeducação alimentar, evitar alimentos gordurosos e/ou industrializados. As caminhadas, mesmo a estarem a passar de moda, são óptimas - no Oriente profundo, senhores com perto de 100 anos caminham SEMPRE depois das refeições alguns quilómetros(!!).

- O uso de berinjela, ajuda a diminuir o colesterol e reduz a acção das gorduras sobre o fígado.

- Em jejum pela manhã tome 250 ml de sumo de tomate, e ao longo do dia, além da alimentação mais cuidada, isenta de gorduras e açúcares em excesso, tome 3 chávenas de chá de alface (80g/litro de água) ou de cebola, como foi referido em cima.


- O uso da maçã excita a acção do fígado, levando-o a "trabalhar melhor".


Estes são alguns cuidados que se podem ter com a gordura no fígado, existem outros problemas de fígado que serão referidos em artigos posteriores a este.


referencias: ihaa.com

terça-feira, 14 de abril de 2009

Como lidar com a falta de sono

A verdade é que milhões de pessoas por todo o Mundo sofrem de problemas de sono. Nós todos vivemos vidas fatigantes e às vezes nós escolhemos abandonar o sono a fim de acabar o trabalho mais cedo ou passar apenas um pouco mais de tempo com a família. Isto pode parecer uma boa ideia, mas geralmente conduz a mais problemas e pode mesmo tornar-se num problema de insónia rapidamente.

Se tem problemas com dormir, use algumas das seguintes sugestões naturais para tentar dormir melhor.


1. Crie um ambiente melhor de sono para si mesmo

A falta do sono, ou a insónia, podem-se dever a muitos factores diferentes; o maior é provavelmente o seu próprio ambiente. Se dorme numa área que seja demasiado brilhante ou pequena, que tenha demasiado ruído, ou apenas pouco confortável, há uma possibilidade forte que seja o ambiente a causar a falta de sono. Dentro deste contexto, em seguida vêm descritos alguns conselhos:

• - certifique-se que o quarto onde dorme é completamente escuro. Um quarto escuro ajuda nossos corpos a produzir uma hormona chamada melatonina, que permite por sua vez que nós durmamos melhor.

• - se há muito ruído, use tampões nos ouvidos. São baratos e podem ser comprados facilmente.

• - assegure-se de que o quarto seja ventilado e de que forneça o ar adequado quando você descansar. O ar fresco significa o melhor sono.


2. Use ervas naturais

As ervas naturais, sob a forma de chás e óleos, são um dos melhores remédios para as pessoas que têm problemas com o sono. É simples e surpreendentemente fácil se usar. Você pode, facilmente, comprar estas ervas (chá e/ou óleo) em qualquer loja de produtos naturais, ou até mesmo em supermercados.

Como usar estas ervas naturais: Como você pode sem dúvida supôr, o modo de uso dos chás é o mais usual e fácil, sendo que dos mais aconselhados (cidreira, limonete, tília, ou camomila), o de camomila é o melhor. Uma chávena à noite ajuda efectivamente a lidar com a falta de sono.

Entretanto, os óleos podem realmente ser usados em 2 maneiras originais; ambos estão descritos abaixo:

• - adicione óleos naturais a um banho morno e faça um banho de imersão durante pelo menos 20 minutos (neste caso pode mesmo usar as plantas - folhas, etc - directamente na água quente, ao invés dos óleos.

• - coloque algumas gotas dos óleos naturais em um lenço e deslize-as dentro da sua cama.

O que método você decidir escolher -- lenço, banho, chá -- pode fazer efeito rapidamente, permitindo que você relaxe e durma muito mais facilmente.

Óleos recomendados para a insónia: camomila, passionflower, valeriana, lúpulos, cor-de-rosa, jasmim, bálsamo de limão, alfazema, eucalipto, entre outros.


2. Trate de si durante o dia

• - Levante-se cedo. Mesmo que ao início custe, vai ver que ao fim de alguns dias, começa a ter sono mais cedo do que costumava ser. O nosso metabolismo está preparado para dormir durante a noite e estar acordado durante o dia, logo, dormir de dia não nos dá o mesmo descanso que se for feito durante a noite.

• - Canse-se. Se chegar a casa cansado (seja qual for o tipo de cansaço), e com a sensação "de dever cumprido" (seja ao nível de trabalho, tarefas, estar com a família, saborear o jantar como uma acção de confraternização em família, etc), este conjunto provoca no nosso subconsciente, a sensação Real de cansaço, logo, o corpo vai ter mais facilmente necessidade de descanso.

• - Tente não levar os problemas para a cama. Descanse um pouco (um bocadinho de meditação antes de dormir pode fazer milagres) antes de se deitar, e tente esvaziar a cabeça dos pensamentos maus, e tente deitar-se com pensamentos bons. Se levar as preocupações para a cama, até pode dormir, e descansar o corpo, mas a cabeça, definitivamente, não vai descansar. Isto em suma quer dizer, entre outras coisas, que deve relaxar durante o dia, e, principalmente ao fim do dia, para de noite, ter, também um sono relaxado e relaxante.


Se tem problemas de insónia, pode dar a volta por cima com calma. Com pouca orientação e alguma informação contínua, você pode facilmente lidar com a sua desordem de sono, e melhorar muito o seu nível de qualidade de vida.