Saúde e natureza

O nosso cabelos, unhas e pele reflectem nossa saúde. Quando
nos alimentamos de uma forma inadequada a nossa saúde é
prejudicada, por isso uma alimentação saudável é a fonte da saúde e da juventude, ou pelo menos o retardamento da velhice.
A felicidade também está ligada à saúde. Não é raro observarmos que uma pessoa mal humorada e infeliz, normalmente está com algum problema de saúde, podendo ser do estômago,
intestinos, dores de cabeça, problemas de pele, etc... Esta pesquisa pretende encontrar soluções na natureza para problemas de saúde, assim como promover e conhecer os benefícios de plantas e outros produtos e receitas naturais.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

SUMOS COM EFEITOS MEDICINAIS ...



Sumo de cenoura é uma fonte riquíssima de vitamina A. Estimula o apetite e ajuda a digestão. É eficaz no combate à fadiga e a anemia, e a colite. Tomando-se 1 copo diariamente, embeleza e rejuvenesce, dando a pele um rosado natural. Pode ser tomado sempre e a vontade.


Sumo de espinafre é purificador, regenerador e reconstrutor dos intestinos. Tomado diariamente cura a constipação.
NOTA: As pessoas que sofrem de cálculo renal não devem toma-lo. Nunca tome puro e sim em combinação com outros sumos, exemplo, maçã, etc.


Sumo de repolho ou de couve , só ou junto com outros sumos, combate úlceras.


Sumo de pepino é o mais eficiente diurético natural. Contra a excessiva acidez no organismo, resultante do abuso de amidos e carnes.


O sumo de tomate é óptimo. Não deve, no entanto, ser tomado na refeição onde amidos e açucares são servidos, pois anulariam sua acção alcalinizante.


O sumo de cebola é excelente contra ansiedade, insónia e reumatismo. Combate as bactérias do nariz e garganta.


O alho também é excelente purificador do sangue, absorvendo o ácido úrico e combatendo a pressão alta. É benéfico nas doenças dos pulmões e brônquios.


O sumo de limão neutraliza os gases digestivos, se tomados antes da refeição.


O de maçã é um purificador do organismo. É óptimo para os rins e combate a anemia.


O de uva é ideal para o coração.

O de abacaxi auxilia a digestão das proteínas. Bom para dor de garganta.

O de Laranja também é um purificador do organismo e tem uma acção alcalina rápida. Rico em vitaminas A, B e C.

O sumo de mamão e limão auxilia a digestão, especialmente indicado para estômagos sensíveis.


O de morango e coco - ameniza as dores de garganta e combate úlceras estomacais e gastrites.


Sumos abundantes e diárias de cenoura, alface, pepino e espinafre, combinados, fortalecerão os nervos e raízes dos cabelos.

Sumos de cenoura, maçã e beterraba são ricas fontes de ferro, combatem a anemia, a constipação e a pouca resistência física.



COCKTAIL ANTI-VÍRUS
Corte duas maçãs em gomos finos. Descasque a laranja, deixando o máximo possível de casca branca (rica em pectina). Corte-a em pedaços ou separe em gomos. Coloque na centrifugadora e misture. Este sumo é ideal para combater o vírus da gripe!


fonte:http://socionatural.blogspot.com/search/label/sumos%20com%20uso%20medicinal

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Alívio Caseiro Para Queimaduras Solares


Se abusou da exposição ao Sol e agora está a sofrer as (dolorosas!) consequências, sugerimos-lhe alguns remédios caseiros de fácil preparação, que podem ajudar a aliviar a dor e a tornar mais rápida a regeneração da pele

Se der conta de que esteve exposto ao Sol um pouco mais do que deveria, uma rápida busca pelos armários da sua cozinha poderá proporcionar-lhe o alívio de que necessita. Segue-se uma lista de remédios caseiros naturais que poderá utilizar em casos de queimaduras solares, também úteis em casos de irritação da pele.


Aloe Vera
Retire tantas folhas quanto necessário de uma planta de aloé vera e refresque-as no frigorifico; descasque a camada superior das folhas e aplique esse lado da folha directamente sobre a queimadura. A aloé vera é muito eficaz no alívio da dor e da inflamação.


Duche
Tome um duche quente para dissipar o calor da queimadura. A água quente irá aumentar a circulação sanguínea na zona queimada e ao mesmo tempo hidratá-la, tornando mais rápido o processo de cura. Assegure-se de hidratar a pele após o duche, uma vez que a água irá secar a sua pele.


Compressas de Fermento
Dissolva algum fermento em água e faça uma compressa utilizando um pano limpo. Outro remédio é adicionar 1/2 chávena de fermento a um banho de água tépida e deixar-se ficar dentro da banheira. Em vez de secar a área afectada com uma toalha, deixe-a secar ao ar. O fermento refresca e ajuda a pele a permanecer hidratada.


Vinagre de Cidra de Maçã
Aplique vinagre de cidra de maçã na queimadura com uma bola de algodão, ou faça uma compressa refrescante se for uma área grande, para aliviar a dor. Mantenha a pele hidratada. Este remédio previne a formação de bolhas e o “descascar” da pele.


Aspirina
A aspirina reduz a dor e a inflamação da queimadura. Provoca uma espécia de “curto-circuito” a todo o processo da queimadura solar. Deve ser tomada antes de passarem 24 horas da exposição ao Sol.


Banho de Ervas
Adicione 20 gotas óleo de lavanda e 20 gotas de óleo de camomila a uma banheira de água fresca e deixe-se ficar submerso durante 10 minutos.

Pepino
Esfregue a área queimada com rodelas de pepino acabadas de cortar. Estas são muito frescas e ajudam a aliviar a dor.

Compressa de Gelo
Aplique gelo ou água gelada à área queimada. Isto pára o processo da queimadura e refresca a pele.

Água com Limão
Misture o sumo de três limões com duas chávenas de água gelada e aplique com uma esponja sobre a queimadura. O limão irá refrescar a queimadura, actuar como desinfectante e promover a regeneração da pele.

Compressa de Leite
Fazer uma compressa de leite gordo e aplicar sobre a área queimada durante 20 minutos; repetir de duas em duas horas. Ao terminar a aplicação lave o leite com água para não ficar a cheirar a azedo!

Banho de Aveia
Coloque alguma aveia numa banheira de água tépida, ficando submerso durante alguns minutos. Os banhos de aveia são muito bons para oi tratamento de vários problemas de pele.

Batata
Corte uma batata às rodelas a aplique-as sobre a região queimada. O amido refresca e acalma a queimadura.

Chá
Faça chá, deixe refrescar e aplique sobre a queimadura. Embora quelquer tipo de chá seja benéfico, o chá de menta é especialmente bom. Os chás contêm tiaminas, que ajudam no processo de cura.

Iogurte
Aplique iogurte com culturas bacteriológicas sobre a área afectada, deixe ficar alguns minutos e depois lave com água fresca.

Há pessoas que juram que a aplicação de manteiga sobre uma queimadura é um excelente remédio. Na verdade, isto é uma má ideia pois pode provocar uma infecção se houver algum tipo de corte.

Lembre-se, apesar de tudo, que o melhor que tem a fazer é evitar a exposição prolongada ao Sol.


fonte: http://www.manz.pt