Saúde e natureza

O nosso cabelos, unhas e pele reflectem nossa saúde. Quando
nos alimentamos de uma forma inadequada a nossa saúde é
prejudicada, por isso uma alimentação saudável é a fonte da saúde e da juventude, ou pelo menos o retardamento da velhice.
A felicidade também está ligada à saúde. Não é raro observarmos que uma pessoa mal humorada e infeliz, normalmente está com algum problema de saúde, podendo ser do estômago,
intestinos, dores de cabeça, problemas de pele, etc... Esta pesquisa pretende encontrar soluções na natureza para problemas de saúde, assim como promover e conhecer os benefícios de plantas e outros produtos e receitas naturais.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Gordura no fígado (acerca do fígado ainda vão ser feitos mais artigos)

O fígado é um órgão que "não de queixa" tanto como os outros, e quando está mal tratado pela ingestão abusiva de alimentos gordurosos pode ser atacado por uma doença muita perigosa conhecida como gordura no fígado, e sendo uma doença silenciosa, assintomática, logo, é perigosa e pode ser mesmo até fatal. O excesso de gordura no fígado, mesmo sem ingestão alcoólica, pode causar cirrose e, em alguns casos, até mesmo cancro do fígado.

A mera presença de gordura excessiva no fígado não é um problema grave. O problema são os distúrbios subjacentes acima referidos, entre outros.

Conheça duas maneiras de evitar gordura no fígado:

  • Diminuir a ingestão de álcool (o álcool pode diminuir a actividade do metabolismo e secreção de gordura, levando à situação de fígado gorduroso);
  • Vigiar a dieta (desnutrição e dieta pobre em proteínas podem resultar em excesso de gordura no fígado).

Tratamentos caseiros através de remédios naturais:

- A maioria dos casos de excesso de gordura no fígado deve-se a obesidade. A redução gradual de peso no decorrer do tempo, reduzirá o aumento de tamanho do fígado.
Cozinhe umas 4 cebolas em um litro de água e durante o dia vai tomando esse chá durante um período de tempo superior a 30 dias. É um óptimo purificador.

- Reeducação alimentar, evitar alimentos gordurosos e/ou industrializados. As caminhadas, mesmo a estarem a passar de moda, são óptimas - no Oriente profundo, senhores com perto de 100 anos caminham SEMPRE depois das refeições alguns quilómetros(!!).

- O uso de berinjela, ajuda a diminuir o colesterol e reduz a acção das gorduras sobre o fígado.

- Em jejum pela manhã tome 250 ml de sumo de tomate, e ao longo do dia, além da alimentação mais cuidada, isenta de gorduras e açúcares em excesso, tome 3 chávenas de chá de alface (80g/litro de água) ou de cebola, como foi referido em cima.


- O uso da maçã excita a acção do fígado, levando-o a "trabalhar melhor".


Estes são alguns cuidados que se podem ter com a gordura no fígado, existem outros problemas de fígado que serão referidos em artigos posteriores a este.


referencias: ihaa.com

Sem comentários: