Saúde e natureza

O nosso cabelos, unhas e pele reflectem nossa saúde. Quando
nos alimentamos de uma forma inadequada a nossa saúde é
prejudicada, por isso uma alimentação saudável é a fonte da saúde e da juventude, ou pelo menos o retardamento da velhice.
A felicidade também está ligada à saúde. Não é raro observarmos que uma pessoa mal humorada e infeliz, normalmente está com algum problema de saúde, podendo ser do estômago,
intestinos, dores de cabeça, problemas de pele, etc... Esta pesquisa pretende encontrar soluções na natureza para problemas de saúde, assim como promover e conhecer os benefícios de plantas e outros produtos e receitas naturais.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Febres altas


A febre aparece de muitas maneiras e pode ter intensidades diferentes. Por isso, dos conselhos seguintes, deve seguir um mais intensivo se a febre for mais forte, ou, se for uma febre ligeira, apenas alguns dos conselhos mais simples funcionarão por certo. A febre é perigosa
porque prejudica a digestão "azedando" a comida no tubo digestivo. Em consequência o organismo não consegue retirar os nutrientes normalmente e tende a ficar desnutrido.
Quem tem febre tem a pele fria, suores constantes, mãos e pés frios, a pulsação acelerada e as funções do corpo não estão equilibradas.

Deixo alguns conselhos, mas os mais agressivos devem ser seguidos em casos de febres muito altas, sendo que, se forem utilizados em qualquer febre, mesmo menos intensa, claro que funcionam:

· Provoque o suor ao sol, se possível, ou, se não for possível, através de banhos de vapor. Mas só suar não basta, é preciso que a pele depois do banho não arrefeça, por isso, depois de cada banho de vapor deve-se agasalhar bastante.
· Faça um ou mais escalda-pés por dia, coloque os pés em água quente durante 3 minutos e em água fria 1 minuto.
· Faça uma compressa fria sobre o ventre renovando-as a cada 10 minutos.
· Tome 1 chávena de chá de folha-de-laranjeira, alho e mel 2 vezes por dia.
· Passe um pano molhado em água fria 6 vezes ao dia por todo o corpo.
· Jejuar ajuda a eliminar a febre, mas o corpo deve ser hidratado até para ajudar a eliminar as toxinas, logo, se beber bastante sumo natural de fruta ou verduras, ou água pura a cada 3 horas pelo menos.
· Ingira bastante limão (todos os citrinos ajudam, mas o limão, neste caso é o melhor).
· Tome banhos frios rápidos e de seguida esfregue pelo corpo algodão embebido em álcool.

Estes conselhos não anulam a necessidade de consultar um médico quando tem febre, pois pode ser um sintoma de inúmeras patologias completamente diferentes umas das outras.

2 comentários:

Joana Queiroz disse...

Eu sei que se me deitar na cama com varios pijamas para transpirar muito, fico melhor da febre. Por isso os conselhos fazem todo o sentido. Bom artigo. Continuação de boas escritas neste blog.

Anónimo disse...

Ajuda imenso obrigado ;)
PS: Disseram-me que chá de eucalipto ajuda muito na febre e gripe mas nao tenho em casa...