Saúde e natureza

O nosso cabelos, unhas e pele reflectem nossa saúde. Quando
nos alimentamos de uma forma inadequada a nossa saúde é
prejudicada, por isso uma alimentação saudável é a fonte da saúde e da juventude, ou pelo menos o retardamento da velhice.
A felicidade também está ligada à saúde. Não é raro observarmos que uma pessoa mal humorada e infeliz, normalmente está com algum problema de saúde, podendo ser do estômago,
intestinos, dores de cabeça, problemas de pele, etc... Esta pesquisa pretende encontrar soluções na natureza para problemas de saúde, assim como promover e conhecer os benefícios de plantas e outros produtos e receitas naturais.

domingo, 15 de março de 2009

Colesterol - armas naturais

Nutrientes que ajudam a combater - Vitamina C, vitamina E, e cálcio.

Como lidar com alguns alimentos:

Gordura - principalmente as saturadas, as polinsaturadas até podem ajudar a reduzir o colesterol no sangue. Exemplo de alimentos com gorduras saturadas são a carne, o queijo, manteiga, óleos alimentares, etc, pelo que devem ser usados com muita moderação ou substituídos por peixe, carne branca, lacticínios magros, e polinsaturados como os óleos de milho,de girassol, e especialmente azeite, soja e açafrão, são outros polinsaturados que podem ser utilizados na alimentação para combater o colesterol.

Ovos - Não é necessário cortar os ovos da dieta, se não comer mais do que três ovos por semana, não está a prejudicar a sua saúde. E, como apenas a gema tem colesterol, das claras podemos abusar à vontade, o que quer dizer, por exemplo, que podemos fazer uma omelete com um ovo e várias claras, ficando com uma omelete maior sem aumentar o nível de colesterol.

Feijões - Pode abusar. Os feijões e outros legumes contêm, pectina, que rodeia o colesterol, acompanhando-o até fora do corpo, antes que cause problemas. Isto aplica-se a todos os tipos de feijão.

Fruta - Coma o máximo possível. Também contêm pectina, daí os benefícios atrás referidos. Convém comer várias frutas diferentes ao longo do dia, porque as caracteristicas gerais variam de fruta para fruta. Uma peça de fruta de manhã, outra ao almoço, e outra ao jantar, é o mínimo aconselhavel a uma dieta equilibrada.

Aveia - Os conhecidos "flocos de aveia" e as "papas de aveia", o farelo de aveia cozinhado como cereal ou dissolvido na sopa, por exemplo, ajudam a baixar o colesterol de uma forma significativa.

Milho - No formato de broa ou pão, ou em farelo, usado como o farelo de aveia, diminuem igualmente os niveis de colesterol.

Cenouras - Também contêm pectina, daí serem uma optima ajuda com este incómodo. Segundo alguns estudos, bastam duas cenouras por dia, para, ao fim de algumas semanas, o colesterol ter baixado até 20%. As couves, os bróculos e as cebolas contêm igualmente o ingrediente responsável pelo êxito das cenouras (pectato de sódio), por isso, produzem efeitos semelhantes.

Alho - Apesar do não ser muito agradável, comer um alho CRU todos os dias consegue produzir um efeito enorme ao nível do colesterol (assim como em muitas outras coisas, por isso o alho vai ser o assunto de um dos meus próximos artigos). Mas atenção, deve ser ingerido cru, ou no máximo, cozido.

Café - O ideal é cortar mesmo no café. Mas para quem não consegue viver sem beber café deve preferir o café de filtro ao de máquina, é substancialmente menos prejudicial.

Chá - O chá contém tanino, que é uma substância que ajuda a baixar o colestrol (foi já referido no artigo acerca dos beneficios do chá).

Cevada - Pelos seus componentes químicos a cevada pode ter o mesmo potencial de diminuição do colestrol da aveia, ou até, segundo alguns estudos, com efeitos ainda mais visíveis.

Farelo de arroz - Assim como o farelo de aveia, pode reduzir o colestrol. (O seu uso e demais benefícios também serão abordados em breve).

Carvão vegetal activado - Minociosamente moída, esta substância, que normalmente é tomada para aliviar os gases, agarra-se às moléculas de colesterol no corpo e acompanha-as até ao exterior. Segundo alguns, sete gramas desta substância, três vezes por dia, durante quatro semanas, pode reduzir até 40% os níveis de colesterol.

Outras armas naturais no combate ao colesterol:

Controle o seu peso - Peso excessivo é normalmente sinónimo de elevados níveis de colesterol, daí dever controlá-lo. Uma dieta equilibrada deve ser composta por dois terços de fruta, legumes, cereais, e cevada integral. Apenas um terço das calorias deve vir de carne ou productos lácteos, normalmente ricos em gorduras e calorias.

Faça exercício - O exercício físico ajuda a libertar gorduras, logo também ajuda a reduzir o colesterol. Além de que, assim como fazer massagens, ou Yoga, ajuda o metabolismo do corpo a funcionar melhor, logo, também a lidar melhor com o excesso de colesterol.

Não fume -Já se perderam as contas aos estudos sobre os malefícios dos cigarros. O ideal é mesmo não fumar. Ou pelo menos fumar o mínimo adequado ao seu peso, um cigarro por cada 10 Kgs (por exemplo, uma pessoa, saudável claro, com 70 Kgs, pode fumar 7 cigarros por dia que o metabolismos consegue "limpar" as suas tóxinas com as suas armas naturais. Isto não se verifiva para pessoas com excesso de peso, porque isso por si já é sinal de problemas (potenciais ou reais) de saúde.

E por fim... relaxe, simplesmente - Basta o simples acto de relaxar para baixar os níveis de colesterol. Segundo um estudo realizado em New Hampshire, por uma enfermeira clínica especializada (Margaret A. Carson), os doentes cardíacos que ouviam música de relaxamento várias vezes ao dia, baixavam os níveis de colesterol bastante mais do que os pacientes que apenas liam para se distrair. Por isso, não se esqueça de ouvir música que faça relaxar, também assim está a ajudar o seu corpo a lutar contra o colesterol.

Sem comentários: