Saúde e natureza

O nosso cabelos, unhas e pele reflectem nossa saúde. Quando
nos alimentamos de uma forma inadequada a nossa saúde é
prejudicada, por isso uma alimentação saudável é a fonte da saúde e da juventude, ou pelo menos o retardamento da velhice.
A felicidade também está ligada à saúde. Não é raro observarmos que uma pessoa mal humorada e infeliz, normalmente está com algum problema de saúde, podendo ser do estômago,
intestinos, dores de cabeça, problemas de pele, etc... Esta pesquisa pretende encontrar soluções na natureza para problemas de saúde, assim como promover e conhecer os benefícios de plantas e outros produtos e receitas naturais.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Ganhar peso de uma forma saudável

São muitos os que reclamam do excesso de peso e fazem dietas e exercícios para conseguirem emagrecer e manterem o peso desejado. Porém, é também expressivo o número de pessoas extremamente magras e que sonham em ganhar peso. O facto de se ser excessivamente magro, pode ser tão grave quanto a obesidade, trazendo complicações à saúde e ao bem-estar em geral.O problema da magreza, quando excessiva, pode ser tão grave quanto a obesidade, trazendo complicações à saúde e comprometendo a estética corporal. No caso de querer ganhar peso e massa muscular, alguns factores metabólicos também podem estar envolvidos, dificultando o ganho de peso. Factores hereditários, hábitos alimentares desenvolvidos desde a primeira infância, são também condicionantes do processo de ganho de peso ou de músculos, variando de acordo com o tipo de alimentação que faz. Desta forma, uma estratégia para ganhar peso é fazer uma dieta rica em calorias, ou seja hipercalórica. Contudo, é importante procurar não ingerir produtos ricos em calorias, mas com pouco valor nutritivo. O indicado é seguir uma dieta que, ao mesmo tempo que é hipercalórica, também fornece os nutrientes essenciais, vitaminas e sais minerais. Aumentar simplesmente a quantidade de alimentos que ingere, ou ingerir mais massas, doces e gorduras, não é o melhor caminho para ganhar peso saudavelmente. O consumo exagerado de gorduras e de hidratos de carbono pode ser perigoso, podendo elevar os níveis de gordura do sangue e predispor a problemas cárdio-vasculares.



Hábitos aconselhados:

  • Comer pequenas refeições frequentemente.
  • Incluir na dieta alimentos ricos em calorias.
  • Leite e iogurtes são muito importantes no fornecimento de cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos.
  • Comer alimentos ricos em vitaminas D (óleo de fígado de bacalhau), vitaminas B6 (vegetais como os espinafres)
  • Cortar nos alimentos refinados que contêm farinha branca e açúcar.
  • Ter uma vida calma, relaxada, activa e muito saudável…
Alguns truques:


Batido de banana

Beber um batido de banana é uma forma muito eficaz de ganhar peso rapidamente.

Comer banana várias vezes ao dia

A banana é um fruto com propriedades únicas, que fazem com que o nosso corpo aumente de peso com mais facilidade. Coma bananas três vezes por dia, de seguida beba um copo de leite.

Combinar frutos com leite

A fruta fornece açúcares saudáveis ao nosso organismo, enquanto o leite é uma excelente fonte de proteínas.

Leite quente com mel

Além de ser uma receita caseira para dores de garganta e constipações em geral, também ajuda na sua missão de engordar saudavelmente.

Comer frutos secos

Comer passas e outros frutos secos (como figos) é também uma boa forma de aumentar de peso.

1 comentário:

D Costa disse...

Obrigado por estas dicas de como engordar fácilmente. Irá ajudarme em muito no meu dia à dia, pois a dificuldade de engordar tem-me causados vários disturbios fisico.

DC