Saúde e natureza

O nosso cabelos, unhas e pele reflectem nossa saúde. Quando
nos alimentamos de uma forma inadequada a nossa saúde é
prejudicada, por isso uma alimentação saudável é a fonte da saúde e da juventude, ou pelo menos o retardamento da velhice.
A felicidade também está ligada à saúde. Não é raro observarmos que uma pessoa mal humorada e infeliz, normalmente está com algum problema de saúde, podendo ser do estômago,
intestinos, dores de cabeça, problemas de pele, etc... Esta pesquisa pretende encontrar soluções na natureza para problemas de saúde, assim como promover e conhecer os benefícios de plantas e outros produtos e receitas naturais.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Benefícios do mel

Nem todos os açucares fazem mal ao organismo. Só alguns, especialmente os refinados, produzem efeitos desastrosos ao organismo.

Afinal, os produtos naturais, como açúcar mascavado, e o mel, além de saborosos são especiais, porque são poderosos aliados naturais da nossa saúde.

Hoje, iremos falar especialmente do mel que, com sua cor dourada, é como ouro para o nosso organismo. Na sua composição existem proporções equilibradas de proteínas e aminoácidos, enzimas, vitaminas (BI, B2, B3, B5,B6, E, K, Ae C).

Tudo isso sem falar nos sais minerais, substâncias muito importantes para o bom funcionamento do corpo.
Só para se ter uma idéia, no mel existem ainda: potássio, ferro, cobre, manganês, silício, cloro, cálcio, lítio, fósforo, alumínio, magnésio, enxofre e iodo.

Estudos mostram que o mel é um bom auxiliar no tratamento de doenças do coração, problemas pulmonares, de visão e até em tratamento de anemias.
Também contém um alto teor de fibras solúveis, funciona como regulador intestinal e facilitador da digestão.
Devido às suas propriedades antimicrobianas e anti-sépticas, também é muito utilizado para prevenir infecções e ajudar na cicatrização de feridas, aplicado directamente na infecção ou ferida, assim como ingerido. Além disso, o mel possui oligo-minerais (como selênio, manganês, zinco, crómio, alumínio) que contribuem para o bom funcionamento do nosso metabolismo.
É considerado também uma importante fonte de energia. A frutose presente no mel é guardada no fígado na forma de glicogênio para ser utilizada quando o organismo precisar.

Mas as propriedades e novidades não param por aí, tudo porque o mel é, ainda hoje, um dos poucos alimentos de reconhecida acção bactericida, não provoca cáries, sendo largamente empregado em inúmeros produtos farmacêuticos e medicinais.

Daí hoje se verem, não só produtos alimentares com mel, mas também produtos de beleza, pelas suas propriedades como acção bactericida, anti-séptica, cicatrizante e também revigorante. As suas propriedades adstringentes, suavizantes e antioxidantes tornaram o mel um grande sucesso em shampoos, condicionadores, sabonetes, máscaras para o rosto e muitos outros produtos. Pode ser um óptimo tratamento de pele mesmo usado no seu estado normal.

Por isso, e sempre com moderação (tudo deve ser feito com moderação), o uso do mel, além de nos dar o prazer do seu sabor agradável, também nos faz bem à saúde e à beleza.

referências: www.aservasmedicinais.com; http://pt.shvoong.com/medicine-and-health


Sem comentários: