Saúde e natureza

O nosso cabelos, unhas e pele reflectem nossa saúde. Quando
nos alimentamos de uma forma inadequada a nossa saúde é
prejudicada, por isso uma alimentação saudável é a fonte da saúde e da juventude, ou pelo menos o retardamento da velhice.
A felicidade também está ligada à saúde. Não é raro observarmos que uma pessoa mal humorada e infeliz, normalmente está com algum problema de saúde, podendo ser do estômago,
intestinos, dores de cabeça, problemas de pele, etc... Esta pesquisa pretende encontrar soluções na natureza para problemas de saúde, assim como promover e conhecer os benefícios de plantas e outros produtos e receitas naturais.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Como combater o acne

Acne é a mais comum das desordens cutâneas. Afecta milhões, causa trauma para tanto a pele como para a auto-estima, e não há cura para a acne. No entanto, existem centenas de produtos, medicamentos, cosméticos e de procedimentos que podem ajudar a cicatrizar acne. Antes de recorrer a medidas drásticas, como o laser, tratamentos agressivos ou cirurgias, poderiam tentar uma abordagem natural. Pequenas mudanças estilo de vida podem ter muito impacto incidência na gravidade do acne.

Hábitos alimentares

O efeito da dieta sobre o acne tem sido fonte de debate ao longo dos séculos. Apesar de chocolate, batatas fritas, refrigerantes e outros conhecidos "inimigos" alimentares poderem, por si só, causar acne, uma dieta pouco saudável tem um impacto global sobre o estado do corpo, logo, também incluindo a pele.
A primeira mudança nos hábitos alimentares deve ser a quantidade de água ingerida ao longo do dia. Beber entre 1,5 litros e 2 litros por dia irá ajudar o corpo a "lavar" as toxinas e irá ajudar a hidratar, equilibrar e regular todos os sistemas do corpo. Assim como comer alimentos com muita água, como a fruta e legumes, ao longo do dia, terá um bom efeito no organismo. Adicionando fibras na sua dieta também irá limpar o aparelho digestivo, o que terá um impacto directo sobre a pele. Alimentos transformados ou alimentos gordurosos, cafeína, açúcares, farinhas brancas podem causar acumulação nos intestinos e cólon. Quando estes sistemas estão sujos ou entupidos, os poros da pele também irão ficar obstruídos, causando acne. Evitar açúcar, refrigerantes, pizzas, massas, pão branco, e produtos de pastelaria terá também um impacto visivelmente na tez, por serem alimentos que provocam um aumento de produção de insulina, ao actuarem ao nível hormonal. Uma dieta tratamento contra o acne inclui não só a manutenção de uma dieta saudável, mas também um estilo de vida saudável. Lidar com o stress, evitar o sol, muito descanso, e uma vida activa são todos parte de um estilo de vida saudável. Lembre-se que um desiquilíbrio no interior do corpo, quer fisicamente, emocionalmente, ou espiritualmente, reflectir-se-á sobre o exterior do corpo.

Pequenos hábitos diários

-Usar um esfoliante delicado na pele diáriamente, ou mesmo lavar a cara todas as noites simplesmente com sabão. A boa higiene, é sempre uma primeira arma contra agentes nocivos, quer a proteger, quer a combater.
-O óleo da árvore do chá mata as bactérias e combate as inflamações, logo combate o acne. Este óleo pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.
-A acupunctura é usada por alguns para aliviar desequilíbrios hormonais no corpo. Já foi referido que algumas das causas do acne estão ao nível hormonal, daí, segundo alguns, tratamentos de acupuntura podem ajudar este problema.
-Espalhar todos os dias a goma de uma folha de aloé vera na cara. (Esta planta miraculosa terá um artigo especial sobre os seus ínumeros benefícios a nível interno e externo). Os benefícios deste cacto são ínumeros, e combater o acne é um deles. Se espalhar na cara, todos os dias, o liquido que está dentro das folhas carnudas do cacto, verá os resultados em pouco tempo. Hoje já é fácil encontrar estas plantas, e tendo uma em casa será como ter um estojo de beleza e um estojo de primeiros socorros num vaso bonito. Os melhores aloés vera para ter em casa (existem centenas de tipos) são os aloé vera tigrado, ou aloé barbadensis. São os mais comuns em casas de plantas.
-O uso excessivo de maquilhagem além de outros malefícios a longo prazo na pele, também podem causar acne.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei muito, boas dicas e cuidados pequenos e eficazes que se podem fazer rapidamente e diáriamente. Só gostava de acrescentar que o facto de fumar é uma das maiores causas de problemas e principalmente no que diz respeito á tez da pele.